É #FAKE que muçulmanos queimaram árvore de Natal no Reino Unido; cena mostra incêndio acidental na China em 2024É #FAKE que muçulmanos queimaram árvore de Natal no Reino Unido; cena mostra incêndio acidental na China em 2024
É #FAKE que muçulmanos queimaram árvore de Natal no Reino Unido; cena mostra incêndio acidental na China em 2024
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostraria uma árvore de Natal incendiada por muçulmanos no Reino Unido. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
Publicado na quinta-feira (25) no X, o post tem a seguinte legenda: “🚨 Muçulmanos no Reino Unido queimaram árvores de Natal 🌲Será que merecem o mesmo tratamento no Eid?”.
A palavra “Eid” pode se referir a duas celebrações islâmicas, o Eid al-Fitr e o Eid al- Adha. O primeiro marca o final do Ramadã, mês sagrado da religião, e o segundo celebra o fim da peregrinação a Meca, conhecida como Hajj.
O vídeo mostra uma grande árvore de Natal pegando fogo em um shopping center. Em seguida, um homem tenta apagar o incêndio com um extintor.
Sobreposta às imagens, há uma caixa de texto que diz: “Jihadistas islâmicos queimaram árvore de Natal no Reino Unido”. Mas isso é mentira. O vídeo, na verdade, mostra um incêndio acidental ocorrido na China em 2024 (leia detalhes mais abaixo).
⚠️ Por que isso é falso?
Apesar de ser real — e não uma produção de inteligência artificial (IA), por exemplo —, o vídeo está fora de contexto. As imagens foram registradas em 25 de dezembro de 2024 na cidade chinesa de Chengdu, durante um incêndio acidental em uma árvore de natal no shopping Sanli Plaza.
Para encontrar a origem do conteúdo usado fora de contexto, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o material em vários frames (imagens estáticas). Depois, selecionou uma dessas “fotos” e fez uma busca reversa no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis – e em que contexto.
O resultado identificou que essas mesmas cenas foram reproduzidas em diversas reportagens de veículos de imprensa chineses.
Uma delas, publicada pelo Yahoo em 26 de dezembro do ano passado, leva o seguinte título: “Árvore de Natal gigante em Chengdu vira ‘tocha’, suspeita-se que bituca de cigarro tenha causado o incêndio”.
Em 28 de dezembro, segundo a imprensa chinesa, um relatório do Corpo de Bombeiros da região apontou que o incêndio foi causado por um curto-circuito na fiação elétrica da árvore, descartando qualquer possibilidade de crime.
É #FAKE que muçulmanos queimaram árvore de Natal no Reino Unido; cena mostra incêndio acidental na China em 2024
Reprodução
Veja também
É #FAKE vídeo de idosos em asilo explicando fantasias de Halloween nos EUA
É fake vídeo de idosos explicando fantasias cômicas para Halloween; tudo foi feito com IA
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.