Após caos no Aeroporto de Lisboa, governo suspende sistema que substituiu carimbo em passaportesApós caos no Aeroporto de Lisboa, governo suspende sistema que substituiu carimbo em passaportes
Fila no aeroporto de Lisboa
Emiliano Abad/X
Depois de meses de longas filas na imigração do Aeroporto de Lisboa, o governo português decidiu, nesta terça-feira (30), suspender por três meses o sistema que substituiu carimbo em passaportes. A medida vem acompanhada do reforço no número de agentes e equipamentos no controle de fronteiras.
O Sistema de Entrada/Saída (EES, na sigla em inglês) foi adotado em outubro por 29 países europeus, entre eles Portugal, França e Espanha. O objetivo é identificar viajantes por meio de dados biométricos, como imagem facial e impressões digitais.
Ele é necessário para cidadãos de fora da União Europeia (como os brasileiros), da Islândia, de Liechtenstein, da Noruega e da Suíça.
Mas a novidade estava provocando filas de até sete horas no Aeroporto Humberto Delgado, da capital portuguesa. Nas redes sociais, usuários narraram o caos dos últimos dias.
Fim de uma era: Europa vai substituir carimbo de passaporte por sistema eletrônico
“Minha mãe, com quase 70 anos, está há 6 horas na fila do controle de passaporte do Aeroporto de Lisboa. Sem comida, sem água, sem banheiro, junto com centenas de outros, incluindo idosos e crianças”, disse Emiliano Abad, no X, no último domingo (28).
Initial plugin text
Initial plugin text
Veja mais:
Toronto cria ‘museu’ do presente ruim (e aceita doações)
A jornada de 27 anos do homem que resolveu dar a volta ao mundo a pé — e que finalmente se aproxima do fim

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.