Quem é Aldo 'El Lobo' Dupie, criminoso condenado a 2.000 anos de prisão e pivô de motim que paralisa a Guatemala<div>Quem é Aldo 'El Lobo' Dupie, criminoso condenado a 2.000 anos de prisão e pivô de motim que paralisa a Guatemala</div>
Policiais escoltam Aldo Dupie Ochoa Mejía, conhecido como ‘El Lobo’, após operação para retomada do controle da prisão Renovación 1, na Guatemala
Polícia Civil Nacional da Guatemala/Handout via REUTERS
Uma onda de violência assola a Guatemala desde o fim de semana. Após um motim simultâneo em presídios, integrantes da gangue Barrio 18, considerada um grupo terrorista pelo governo, fizeram ataques em escala a policiais por todo o país.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nove agentes morreram no país desde então. O governo decidiu cancelar as aulas e colocar o Exército nas ruas.
O motim tinha como objetivo assegurar privilégios na prisão para líderes do grupo criminoso, sobretudo para o chefe da facção, Aldo “El Lobo” Dupie condenado a sentenças que, juntas, somam mais de 2.000 anos de prisão (leia mais abaixo).
A escalada foi uma reação dos bandidos após forças de segurança do país recuperarem neste domingo o controle do presídio de Renovación 1, no sul do país, uma das prisões que haviam sido tomadas pelos detentos no sábado (17).
Saiba quem é Dupie, o pivô da crise de segurança que assola o país da América Central.
Policiais são mortos e presos fazem motim em dia de violência na Guatemala
‘El Lobo’
Aldo Dupie Ochoa Mejía, conhecido como “El Lobo”, teria 42 anos, segundo as autoridades da Guatemala. Ele é considerado o líder da gangue Barrio 18, autor e mandante de diversos assassinatos, entre outros crimes.
Dupie nasceu na cidade de Jalapa e cresceu em El Limón, na periferia da Cidade da Guatemala, a capital do país.
Sua vida é entremeada por um número enorme de detenções: de acordo com jornais da Guatemala, em sua ficha há pelo menos uma apreensão em um centro para menores infratores, quando ele tinha 16 anos. Em 2003, ele dá entrada pela primeira vez no sistema carcerário como adulto.
Os primeiros relatos de que ele teria assumido a liderança da Barrio 18 surgem em meados da década seguinte.
Entre suas condenações mais célebres, está a de ser o mentor do assassinato de 11 motoristas de ônibus, crime pelo qual recebeu uma sentença de 191 anos de prisão.
Ele também foi condenado por roubo, associação criminosa, roubo qualificado, homicídio e tentativa de homicídio — além de estar por trás de outras chacinas.
Somadas, as suas penas de prisão chegam a cerca de 2.000 anos.
Policiais da Guatemala colocam no chão detentos que participaram de motim no presídio de Renovación I, em 18 de janeiro de 2026.
Polícia Nacional da Guatemala via Reuters
Relacionamento
Dupie namorou e se casou com María Marta Castañeda Torres, sobrinha de Sandra Torres, ex-candidata à Presidência da Guatemala. Não há indícios de que Torres tenha laços afetivos com María, tampouco algum vínculo com grupos criminosos do país.
Sandra, por si só, é uma figura singular na política do país: ex-primeira-dama, ela ocorreu três vezes à chefia do Executivo, sempre chegando ao segundo turno e sempre derrotada — a última vez em 2023, pelo atual presidente, Bernardo Arévalo.
María Torres, por sua vez, está presa desde agosto de 2025, por relação com um atentado contra uma promotora de Justiça.
Grupo criminoso
O Barrio 18 tem origem na cidade de Los Angeles, nos EUA, como uma pequena gangue formada por jovens imigrantes latino-americanos nos anos 1940, segundo o “think tank” InSight Crime.
Ele começou a tomar sua atual forma nos anos 1980, e migrou para países da América Central na década seguinte, frente a um endurecimento da lei americana em relação a criminosos estrangeiros.
Além da Guatemala, ela também possui forte presença em El Salvador e Honduras. Em todos os países, seus líderes estão presos e coordenam suas ações das unidades prisionais.
O grupo tem frequentes embates com criminosos rivais, com os quais ocasionalmente negocia tréguas. Há também rixas entre diferentes facções da Barrio 18.
“Apesar de seu tamanho e controle territorial, a quadrilha continua sendo um grupo criminoso de subsistência, que depende principalmente de extorsão, microtráfico e violência para gerar lucros”, diz um relatório do InSight Crime.
O Congresso da Guatemala declarou o Barrio 18 um grupo terrorista em outubro de 2025, pouco depois de o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, fazer o mesmo.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.