Trump posta montagem de IA em que finca bandeira dos EUA na Groenlândia
O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, pediu à população da ilha que comece a se preparar para uma invasão militar ao território.
Em uma entrevista coletiva à imprensa nesta terça (20), Nielsen disse que as autoridades do país também estão em preparação para uma eventual incursão militar dos Estados Unidos.
“O líder do outro lado (Donald Trump) deixou bem claro que essa possibilidade não está descartada. Portanto, devemos estar preparados para tudo”, disse Nielsen.
O premiê afirmou que seu governo ordenou uma força tarefa a autoridades locais que darão um guia à população sobre como se preparar para uma eventual invasão, como o estoque de comida em casa. Nielsen disse que seu governo está preparando também panfletos com guias sobre o que fazer em caso de uma incursão militar.
Mas precisamos enfatizar que a Groenlândia faz parte da aliança ocidental, a Otan, e se houver uma escalada ainda maior, isso também terá consequências para todo o mundo exterior”,
Também nesta terça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “não há volta atrás” em seu objetivo de controlar a Groenlândia, recusando-se a descartar a possibilidade de tomar a ilha ártica pela força.
‘Pior ainda está por vir’
Também nesta terça, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, afirmou que “o pior ainda está por vir”, ao comentar a investida de Trump.
A ambição de Trump de tomar a soberania sobre a Groenlândia, atualmente sob o controle da Dinamarca, membro da Otan, ameaça desmantelar a aliança que tem sido a base da segurança ocidental por décadas.
Esta reportagem está em atualização.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.