Coreia do Norte alerta que dará 'resposta terrível' em caso de nova incursão de drones vindos da Coreia do Sul, diz agência<div>Coreia do Norte alerta que dará 'resposta terrível' em caso de nova incursão de drones vindos da Coreia do Sul, diz agência</div>
Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, participa de cerimônia em Hanói, no Vietnã, em 2019
REUTERS/Jorge Silva/Pool/Arquivo
A Coreia do Norte ameaçou dar uma “resposta terrível” caso ocorra outra incursão de drones vinda da Coreia do Sul, informou a agência estatal de notícias norte-coreana KCNA nesta quinta-feira (12).
Pyongyang afirma ter abatido em janeiro um drone de vigilância sul-coreano próximo a seu polo industrial em Kaesong.
Investigadores sul-coreanos realizaram buscas nas instalações da agência de espionagem do país para apurar eventuais responsabilidades pelo incidente.
“Eu aviso desde já que a repetição de tal provocação, que viola a soberania inalienável da República Popular Democrática da Coreia, certamente provocará uma resposta terrível”, declarou Kim Yo Jong, a poderosa irmã do líder norte-coreano Kim Jong Un, em um comunicado divulgado pela KCNA.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Kim Yo Jong disse que aprecia a manifestação de pesar do ministro da Unificação sul-coreano, Chung Dong-young, pela “intrusão do drone”, considerando-a um “comportamento sensato”, informou a agência.
Chung, em um discurso proferido no início desta semana em uma catedral local, expressou “profundo pesar” pelo drone enviado por um civil sul-coreano, de acordo com a agência de notícias Yonhap.
Kim disse que foi “uma sorte” Chung ter feito o comentário, acrescentando que Pyongyang não se importa com quem enviou o drone, seja um indivíduo ou uma organização civil.
O presidente sul-coreano, Lee Jae-myeung, que tem buscado uma abordagem conciliatória com Pyongyang, afirmou em janeiro que parecia haver uma falha no sistema de monitoramento para detectar drones operados por civis locais.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.