Ataque com drones da Ucrânia destrói caças russos na Crimeia
Ataque de drones em praia na Ucrânia assusta banhistas e causa fuga em massa.
O Serviço de Segurança da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (4) que as Forças Armadas de seu país atacaram uma base militar da Rússia na Crimeia — península ucraniana invadida e anexada por Moscou em 2014.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O ataque, feito com drones, atingiu cinco caças russos e deixou ao menos um deles destruído, afirmaram ainda autoridades ucranianas. Em comunicado, o Serviço de Segurança do país disse que um avião Su-30SM, com valor estimado de até US$ 50 milhões (cerca de R$ 280 milhões), foi “completamente destruído”.
O ataque também danificou outro Su-30SM e atingiu três aeronaves Su-24 e um depósito de armas, afirmou ainda a nota. Segundo autoridades ucranianas, a ofensiva ocorreu na base área de Saki, na Crimeia, um do pontos centrais para as ações das Forças Armadas russas no mar Negro.
O governo russo ainda não havia confirmado o ataque até a última atualização desta reportagem.
“A bem-sucedida operação especial do SBU em Saki é mais um passo para enfraquecer a capacidade do inimigo de travar uma guerra de agressão contra a Ucrânia. Os ocupantes devem lembrar que nunca se sentirão seguros em nossas terras!”, disse, em comunicado, o Serviço de Segurança da Ucrânia.
Esta foi uma das principais ações da Ucrânia contra a Rússia desde Kiev atacou simultaneamente diferentes bases militares do território russo, no início de junho, destruindo mais de 40 aviões de guerra com capacidade nuclear.
A operação, que infiltrou drones de longo alcance por meio de caminhões que fingiam ser de entrega de casas móveis, foi respondida com uma série de ofensivas da Rússia no país vizinho. Um mês depois, forças russas fizeram o maior bombardeio em território ucraniano desde o início da guerra, há quase três anos e meio.
No fim de julho, um ataque com drones das forças de Moscou foi testemunhado por banhistas que aproveitavam o calor em uma praia ucraniana em Odessa (veja vídeo acima).
Também nesta segunda, o Estado-Maior da Ucrânia reivindicou autoria de um ataque com drones a um depósito de combustível no aeroporto de Sochi, no sul da Rússia, no domingo (3).
Autoridades locais russas culparam a Ucrânia e disseram que dois tanques de petróleo foram incendiados.
Rússia pede ‘prudência’ a Trump
Trump diz que submarinos nucleares dos EUA estão em região próxima da Rússia
Montagem g1
O Kremlin fez um apelo nesta segunda-feira por “prudência” nas ameaças nucleares, na primeira manifestação sobre o posicionamento de dois submarinos nucleares pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O pedido foi feito depois de Trump anunciar o envio dos submarinos nucleares para “regiões apropriadas” na sexta-feira após troca de ameaças com o vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, conhecido como uma figura provocadora do governo russo. Medvedev também ex-presidente da Rússia.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.