O que é canonização? Cerimônia com papa Leão XIV vai tornar Carlo Acutis 1º santo millennial
Saiba quem é o milagre de cura de Carlo Acutis no Brasil
O jovem Carlo Acutis será canonizado pela Igreja Católica neste domingo (7), tornando-se o primeiro santo da geração millennial. Conhecido como o “padroeiro da internet”, ele teve dois milagres reconhecidos oficialmente pela Santa Sé — um deles em Mato Grosso do Sul. A cerimônia será a primeira canonização do pontificado de Leão XIV, novo papa eleito após a morte de Francisco.
Acutis foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer a cura de uma criança brasileira como milagre atribuído a ele. O segundo milagre, necessário para a canonização, foi reconhecido em maio deste ano e envolveu uma jovem da Costa Rica que se recuperou de um grave acidente após orações feitas por sua mãe junto à tumba do jovem em Assis, na Itália.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O processo de canonização é dividido em três fases:
Virtudes heroicas ou martírio – O primeiro passo é o de investigação. Nessa fase, a Igreja avalia se o “candidato” a santo viveu de forma exemplar, com virtudes consideradas heroicas — como caridade, humildade, fé e generosidade. No caso dos mártires, são analisadas as circunstâncias da morte, para comprovar se houve perseguição devido à fé. Quando essa etapa é concluída, a pessoa é declarada Venerável.
Reconhecimento de milagre para beatificação – Para que um venerável seja declarado Beato, é necessário comprovar um milagre atribuído à sua intercessão — ou seja, que alguém tenha alcançado uma graça após orar por sua ajuda. Para mártires, esse milagre não é exigido.
Reconhecimento de segundo milagre para canonização – O último passo é comprovar um novo milagre, ocorrido após a beatificação. Esse milagre precisa passar por análise médica e teológica. Com a comprovação, o beato é canonizado e passa a ser oficialmente considerado um santo, com culto autorizado em toda a Igreja Católica.
A cerimônia deste domingo será a primeira de canonização do papado de Leão XIV. Acutis ia ser canonizado em 27 de abril, mas o evento foi suspenso após a morte do papa Francisco.
LEIA TAMBÉM
Quem é o jovem brasileiro considerado milagre que vai tornar Carlo Acutis santo
Canonização de Carlo Acutis: papa Leão XIV vai declarar 1º santo millennial neste domingo
Canonização
Canonização é o processo pelo qual a Igreja Católica reconhece oficialmente uma pessoa como santa. Antes disso, o indivíduo precisa passar pela beatificação, quando pode ser venerado localmente. Com a canonização, o culto é autorizado em toda a Igreja. Para isso, é necessário que dois milagres sejam reconhecidos: um antes da beatificação, outro depois.
“O milagre, para nós, é a assinatura de Deus. Ele deve ser incontestável até para a ciência”, explicou o padre Marcelo Tenório, de Campo Grande, um dos responsáveis pela igreja onde ocorreu o primeiro milagre atribuído a Acutis.
Milagre em Campo Grande
O primeiro milagre reconhecido pela Igreja aconteceu em 2010, em Campo Grande. Um menino chamado Mateus, que sofria de uma rara malformação no pâncreas e não conseguia se alimentar, foi curado após tocar em uma relíquia de Carlo Acutis durante uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.
Segundo relato da família, após tocar a peça de roupa, Mateus pediu para parar de vomitar e, ao chegar em casa, conseguiu comer normalmente. A cura foi confirmada por exames médicos dias depois.
“Ela [a médica] pediu exames e constatou-se que o pâncreas estava em posição normal, não estava mais em posição anular”, contou Solange Vianna, avó do menino.
Anos depois, o caso foi investigado pela Igreja e reconhecido oficialmente como milagre, possibilitando a beatificação de Acutis em 2020.
Quem foi Carlo Acutis?
Carlo Acutis nasceu em Londres, em 1991, e foi criado em Milão, na Itália. Morreu em 2006, aos 15 anos, durante tratamento de leucemia. Ficou conhecido por usar a internet para evangelizar e criar conteúdos sobre a fé católica, sendo reconhecido como “padroeiro da internet”.
Desde pequeno, ele se dedicava a ações sociais. Ajudava moradores de rua, idosos, pessoas com deficiência e colegas com dificuldades nos estudos.
“Ele ajudava as crianças que tinham dificuldades, fazia apostolado com idosos, com os doentes, servia em cozinhas comunitárias”, contou Antonia Salzano, mãe de Carlo, em entrevista ao Fantástico.
O corpo de Carlo Acutis em seu túmulo em Assis, Itália.
Tiziana FABI / AFP
Estudante que recebeu milagre usou roupa de gala para acompanhar beatificação de Carlo Acutis
Luciana Lins/TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.