Polônia desloca aeronaves após a Rússia lançar ataques contra a Ucrânia
Otan envia caças para a Polônia depois de madrugada de ataques russos intenso na Ucrânia    
Aeronaves da Polônia e de países aliados foram mobilizadas neste sábado (20) para proteger o espaço aéreo polonês, após a Rússia realizar ataques aéreos contra o oeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Polônia, segundo as forças armadas do país, integrante da Otan.
Os países da Otan localizados no flanco leste estão em alerta máximo após a Polônia ter abatido supostos drones russos em seu território no início do mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Além disso, três aviões militares russos invadiram o espaço aéreo da Estônia, também integrante da aliança, por 12 minutos na sexta-feira.
“Aeronaves da Polônia e de países aliados estão operando em nosso espaço aéreo, enquanto os sistemas de defesa terrestre e de reconhecimento por radar foram ativados em seu nível máximo de prontidão”, informou o comando operacional em publicação na plataforma X.
Durante a madrugada, quase toda a Ucrânia ficou sob alerta de ataques aéreos, após avisos da Força Aérea Ucraniana sobre ofensivas com mísseis e drones russos.
Perto do amanhecer, as forças aéreas da Polônia e de países aliados encerraram a operação preventiva, já que os bombardeios russos contra a Ucrânia haviam cessado, segundo o comando operacional polonês.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, realiza uma reunião extraordinária do governo na Chancelaria do Primeiro-Ministro, com autoridades militares e dos serviços de emergência, após violações do espaço aéreo polonês durante um ataque russo à Ucrânia, em Varsóvia, Polônia, em 10 de setembro de 2025.
REUTERS/Kacper Pempel

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.