É #FAKE que Trump proibiu Janja de circular em Nova York em viagem para reunião da ONU
É #FAKE que Trump proibiu Janja de circular em Nova York em viagem para reunião da ONU
Reprodução
Circulam nas redes sociais publicações que alegam que a primeira-dama Janja da Silva foi proibida de circular em Nova York pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como são os posts falsos?
Publicados no Instagram nesta segunda-feira (22), eles exibem uma foto de Janja e a seguinte legenda: “Trump proibiu Jana de circular em Nova York. Ela teve o visto restrito pelos EUA e só pode ir ao evento da ONU e voltar para casa”.
Nesta terça-feira (23), o presidente Lula (PT) fez o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira-dama chegou a Nova York antes do marido, em 18 de setembro, para participar de eventos como enviada especial para mulheres da COP30.
⚠️ Por que isso é mentira?
Trump não fez qualquer proibição como essa. O Fato ou Fake entrou em contato com a assessoria de imprensa da primeira-dama, que disse, por mensagem: “A informação é realmente falsa. A primeira-dama não está com nenhuma restrição de circulação em NY. Inclusive tem realizado diversas agendas durante esses dias, dentro e fora da ONU”.
🎯 Em que contexto circula a fake?
Em 19 de setembro, o governo americano impôs restrições ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que iria acompanhar Lula durante o evento da ONU.
Padilha só poderia circular em um perímetro de cinco quarteirões em Nova York e não poderia se deslocar para Washington, onde participaria da Assembleia Geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Após as medidas, ele desistiu da viagem aos EUA e classificou as restrições como “inaceitáveis”.
Em agosto deste ano, os EUA haviam cancelado o visto da mulher e da filha, de 10 anos, de Padilha. O visto do ministro não foi cancelado porque já estava vencido.
Padilha comandava o Ministério da Saúde em 2013, quando foi criado o programa Mais Médicos. Recentemente, o Departamento de Estado dos EUA revogou vistos de funcionários do governo brasileiro ligados ao programa.
Nesta terça-feira (23), em seu discurso de abertura na ONU, Lula enviou recados a Trump. Ele afirmou que a democracia e soberania brasileira são “inegociáveis” e que a agressão ao judiciário é inaceitável.
Em seguida, foi a vez de Trump falar. O americano disse que se reunirá com Lula na próxima semana para debater as tarifas entre os dois países e declarou que teve uma “química excelente” com o presidente brasileiro, “que pareceu um cara muito agradável”.
É #FAKE que Trump proibiu Janja de circular em Nova York em viagem para reunião da ONU
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.