Trump autoriza envio de 300 soldados da Guarda Nacional para Chicago após Justiça impedir medida similar em PortlandTrump autoriza envio de 300 soldados da Guarda Nacional para Chicago após Justiça impedir medida similar em Portland
Manifestantes e policiais se confrontam em protesto em Chicago contra política migratória dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou no sábado (4) o envio de 300 soldados da Guarda Nacional para Chicago, em Illinois. A decisão foi tomada após semanas de ameaças, apesar de objeções de autoridades locais.
Os guardas protegerão “autoridades e ativos federais”, informou a Secretária-adjunta de Imprensa da Casa Branca, Abigail Jackson, segundo a agência France Presse.
“O presidente Trump não fechará os olhos para a ilegalidade que assola as cidades americanas”, afirmou Jackson.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O governador de Illinois, JB Pritzker, disse que foi pressionado pelo governo Trump a tomar a decisão de acionar a Guarda Nacional no estado antes que o próprio presidente fizesse isso.
“É absolutamente ultrajante e antiamericano exigir que um governador envie tropas militares dentro de nossas próprias fronteiras e contra nossa vontade”, afirmou.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos atiraram em uma mulher armada em Chicago durante um confronto entre manifestantes e agentes federais de imigração.
Segundo a pasta, a mulher, que é cidadã americana e não teve o nome divulgado, foi levada a um hospital. Nenhum policial ficou gravemente ferido.
Durante os protestos, agentes federais também usaram spray de pimenta e balas de borracha para dispersar manifestantes.
“Quero deixar claro: não há necessidade de tropas militares no estado de Illinois”, disse o governador. “Em Illinois, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para cuidar de nossos vizinhos, defender a Constituição e o Estado de Direito”.
Mais cedo, uma juíza bloqueou temporariamente a decisão de Trump de enviar 200 soldados da Guarda Nacional para Portland, no estado do Oregon. Nos últimos anos, a cidade tem sido palco de protestos contra detenções de imigrantes em situação irregular.
Trump quer enviar militares para cidades que ele descreve como “sem lei”. Mas, neste caso, o governo do Oregon acionou a Justiça afirmando que o presidente superestimou a ameaça dos protestos para justificar o envio de tropas.
Policiais operam durante um impasse com o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e oficiais federais no bairro de Little Village, em Chicago, Illinois (EUA).
REUTERS/Jim Vondruska

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.