Museu mais visitado do mundo e lar da Mona Lisa: conheça o LouvreMuseu mais visitado do mundo e lar da Mona Lisa: conheça o Louvre
A Mona Lisa atrai multidões ao Louvre, em Paris
BBC / GETTY IMAGES
O Louvre, museu mais visitado do mundo e lar da Mona Lisa, é um guardião de tesouros.
🚨O museu foi fechado neste domingo (19) após um roubo. Ladrões roubaram nove peças da coleção de joias de Napoleão e da imperatriz na Galeria de Apolo, que abriga a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa.
O local abriga mais de 33 mil obras, entre antiguidades, escultura e pintura, que vão da Mesopotâmia, Egito e mundo clássico aos mestres europeus.
Entre suas atrações principais está a Mona Lisa, retrato de Leonardo da Vinci do século 16 que atrai, diariamente, cerca de 20 mil pessoas à Salle des États, a maior sala do museu.
➡️Também estão entre as principais obras a Vênus de Milo, O casamento em Caná e a Vitória de Samotrácia.
Em 2024, o museu recebeu 8,7 milhões de visitantes, de acordo com o site oficial da atração.
Museu do Louvre é fechado após roubo de joias
Denon, Sully e Richelieu
O museu é dividido em três principais alas: Denon, Sully e Richelieu.
A ala Denon é a ala mais visitada, e abriga obras-primas italianas, como a Mona Lisa. É lá que está a Galeria de Apolo, onde aconteceu o crime. O site oficial do Museu do Louvre descreve a galeria de Apolo como uma obra do rei Luís XIV. Ele reconstruiu a sala após um incêndio. A sala abriga joias como coroas, diamantes e colares.
Entre os destaques da coleção está o diamante Regent, de 140 quilates, considerado um dos mais famosos do mundo. Ele foi encontrado em 1698 na Índia e, na época, era o maior diamante conhecido no mundo. Segundo uma fonte interna do Louvre ouvida pelo “Le Parisien”, este diamante não foi roubado.
A Galeria de Apolo, no Museu de Louvre, em Paris, em imagem de arquivo
Museu do Louvre/Divulgação
A ala Sully é a parte mais antiga. Lá estão muralhas medievais da fortaleza original, além de antiguidades egípcias, grecas e romanas, como a Vênus de Milo.
E a ala Richelieu, onde estão os apartamentos de Napoleão III. També há esculturas e obras de arte europeias de diferentes períodos, como pinturas holandesas e obras da Mesopotâmia.
Visitantes fazem fila para entrar na pirâmide do Louvre, em Paris, nesta segunda-feira (6), quando o museu reabre suas portas ao público após quase quatro meses de fechamento por causa da Pandemia de Covid-19
Charles Platiau/ Reuters
➡️A famosa pirâmide de vidro da entrada foi projetado pelo arquiteto Ming Pei em 1989 e inaugurada pelo então presidente François Mitterrand.
História do museu
De acordo com o site do governo francês, no século XII o local que hoje abriga o museu era uma fortaleza construída para proteger Paris. No século seguinte, foi transformado em palácio. As fundações da torre original da fortaleza ainda podem ser vistas sob a Sala das Cariátides.
O Louvre foi sede do governo monárquico francês desde a dinastia dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. A transformação do conjunto de edifícios em espaço dedicado às artes começou em 1692, quando Luís XIV ordenou a criação de uma galeria de esculturas antigas na Sala das Cariátides — embora o museu só tenha sido inaugurado oficialmente em 1793, durante a Revolução Francesa.
Entre as mudanças mais marcantes da era moderna está o projeto “O Grande Louvre”, feito pelo então presidente François Mitterrand, que transferiu órgãos do governo para outros locais e abriu novas áreas de exposição ao público.
Pirâmide do museu do Louvre iluminada durante a noite em Paris, na França, em foto de 2017
Ali Sabbagh/Arquivo Pessoal

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.