Samuel Corum/Getty images via APF
O governo Trump atingiu o pior índice de aprovação desde que ele iniciou seu 2° mandato na Casa Branca, revelou nesta terça-feira (3) uma pesquisa de opinião encomendada pela rede americana “CNN”. Sua desaprovação atingiu um patamar recorde.
O novo baixo do mandato do republicano ocorre há um que ele foi reeleito e a um ano das eleições de meio de mandato, quando uma parte das cadeiras do Congresso americano será renovada.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a pesquisa do instituto SSRS, a aprovação da forma com que Trump está conduzindo seu trabalho como presidente dos EUA é de 37%, o pior registro de seu segundo mandato. A estatística variou entre 48% e 41% em consultas anteriores feitas neste ano.
Já a taxa de desaprovação, de 63%, é a mais alta de qualquer um de seus mandatos — um ponto acima do recorde anterior de 62%, registrado quando deixou o cargo em janeiro de 2021.
Justiça dos EUA cobra explicação do governo Trump sobre suspensão de auxílio-alimentar
O índice de aprovação do republicano, no entanto, é semelhante aos 36% registrados neste mesmo ponto de seu primeiro mandato, em novembro de 2017. A aprovação mais baixa do governo Trump registrada por pesquisas do SSRS foi de 34% em janeiro de 2021, na esteira da invasão do Capitólio por seus apoiadores.
A pesquisa CNN/SSRS entrevistou 1.245 americanos acima de 18 anos, incluindo 954 eleitores registrados, online e por telefone entre 27 e 30 de outubro. Entre os entrevistados, 27% se descreveram como democratas, 29% como republicanos e 44% como independentes ou membros de outro partido.
Segundo a “CNN”, a pesquisa revelada nesta terça segue uma tendência observada desde janeiro, quando Trump retornou à Casa Branca, de queda da aprovação do presidente em diferentes faixas partidárias e demográficas.
Ainda segundo a pesquisa de opinião, os americanos estão amplamente insatisfeitos com diversos temas, como a situação do país, a economia e o shutdown do governo federal. Veja abaixo:
68% dos americanos acreditam que as coisas nos EUA estão indo mal ou muito mal;
72% afirmam que os EUA estão em más condições econômicas (desses, 30% falaram “muito ruins”);
61% dizem que as políticas de Trump pioraram as condições econômicas do país;
61% acreditam que Trump foi longe demais no uso de seu poder como presidente;
81% consideram o shutdown do governo dos EUA uma crise ou um grande problema.
Americanos não acreditam que Trump esteja comprometido com liberdade de expressão e Justiça livre
Trump ordena a volta dos testes nucleares
Uma pesquisa de opinião dos jornais americanos “The Washington Post” e “ABC News” em parceria com o instituto Ipsos, também publicada nesta segunda-feira, afirmou que a maioria dos americanos acredita que Trump não esteja comprometido em proteger a liberdade de expressão, garantir um sistema de justiça criminal justo nem preservar eleições livres e justas.
Segundo o “Washington Post”, a pesquisa mostra que Trump não conseguiu convencer a maior parte dos americanos que está comprometido com esses valores, apesar dele se apresentar como um defensor da liberdade de expressão e um opositor de um sistema de justiça “politizado”, como ele diz.
Nos últimos meses, Trump ordenou que o Departamento de Justiça tome medidas legais contra desafetos, como seu ex-assessor John Bolton e a procuradora-geral de Nova York, Letitia James.
Além disso, poucos dias após ter retornado à Casa Branca, Trump demitiu promotores responsáveis por investigações que culminaram em dois processos criminais contra ele.
