Os astronautas Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie falam à imprensa antes da missão espacial Shenzhou-20, no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, perto de Jiuquan, na província de Gansu, China, em 23 de abril de 2025.
China Daily/REUTERS
Três astronautas chineses, integrantes da missão Shenzhou-20, retornaram à Terra nesta sexta-feira (14), após mais de seis meses na estação espacial Tiangong, informou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA).
Os astronautas deveriam ter regressado à Terra no dia 5 de novembro, após completarem a missão de seis meses na estação espacial permanentemente habitada Tiangong — parte do programa Shenzhou, ou “Nave Divina” — quando pequenas fissuras foram descobertas na janela.
Para evitar qualquer risco, eles acabaram voltando à Terra em outra cápsula — a da missão Shenzhou-21 — utilizada pela tripulação que chegou à Tiangong no início de novembro para substituí-los. O trio pousou na Mongólia Interior, no norte do país.
A missão havia começado em abril e acontecia sem problemas até que, de acordo com a CMSA, um “suposto impacto de microdetritos espaciais” forçou o adiamento do retorno da Shenzhou.
Cada missão Shenzhou na Tiangong termina com uma passagem de comando, na qual a equipe que está partindo recebe a nova tripulação que assumirá as operações da estação. Durante esse período, duas naves Shenzhou ficam acopladas simultaneamente.
O programa espacial tripulado chinês agora enfrenta outro desafio logístico: como garantir o retorno seguro da nova tripulação da estação em caso de emergência.
A CMSA disse que a nave Shenzhou-22 será lançada “no momento apropriado”.
Primeiro churrasco no espaço
As equipes das missões Shenzhou-20 e dos recém-chegados da Shenzhou-21 realizaram o primeiro churrasco no espaço. O forno foi adaptado para funcionar corretamente no espaço e prepara tudo em 28 minutos, permitindo cozinhar sem depender de comidas prontas da Terra.
Astronautas chineses fazem o primeiro churrasco no espaço
Veja reportagem completa no VÍDEO acima
Resumo: O primeiro churrasco foi feito no espaço. Astronautas chineses inauguraram um forno de ar quente a bordo da Estação Espacial Tiangong.
No cardápio do “churras”: asinhas de frango e carne grelhadas. Tudo pronto em 28 minutos. A partir de agora os astronautas vão poder cozinhar no espaço, em vez de só reaquecer alimentos preparados na Terra

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.