Drones suspendem operações no aeroporto de Munique, na Alemanha
Balcões de check-in vazios no aeroporto Franz-Josef-Strauss, em Munique, em 27 de fevereiro de 2025.
REUTERS/Ayhan Uyanik
O aeroporto de Munique, na Alemanha, informou que suspendeu suas atividades após drones terem sido avistados no espaço aéreo nesta sexta-feira (3), pelo horário local — noite desta quinta (2), no horário de Brasília.
Em comunicado, o aeroporto afirma que 17 voos já foram cancelados por conta da paralisação e outros 15 foram desviados para Stuttgart, Nuremberg, Viena e Frankfurt. Cerca de 3 mil passageiros foram afetados.
A Alemanha não é o primeiro país europeu a ter voos suspensos por presença de drones. Nas últimas semanas, supostas invasões do espaço aéreo da Otan pela Rússia elevaram a tensão no continente. Confira os episódios a seguir:
9 de setembro: a Polônia anunciou ter abatido drones russos que cruzaram a fronteira com a Ucrânia. Depois disso, forças polonesas passaram a acionar caças próprios e de nações aliadas para proteger o espaço aéreo.
13 de setembro: a Romênia informou ter enviado caças para a região da fronteira com a Ucrânia após drones russos também invadirem seu território.
19 de setembro: a Estônia acusou a Rússia de violar seu espaço aéreo com três jatos de combate.
22 de setembro: voos foram suspensos por quase quatro horas no aeroporto de Copenhague, na Dinamarca, após drones terem sido avistados na região. As autoridades não indicaram suspeitos, mas relacionaram o caso a outros episódios recentes atribuídos à Rússia na Europa.
Na terça-feira (23), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que apoiaria a derrubada de aeronaves militares russas que invadirem o espaço aéreo de países da Otan. Ele disse ainda que os americanos podem ajudar nas ações dependendo das circunstâncias.
Aeroporto é fechado após presença de drones suspeitos no espaço aéreo da Dinamarca
Esta reportagem está em atualização.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.