É #FAKE que presidente de El Salvador disse ter acordo com EUA para prender Maduro; entrevista de Bukele foi manipulada com IA
Bukele não fez declaração sobre acordo com os EUA para prender Maduro em presídio de segurança máxima
g1
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra vídeo o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, supostamente dizendo ter um acordo com os Estados Unidos para capturar e manter o líder venezuelano Nicolás Maduro em uma prisão. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado nesta quinta-feira (18) em redes como TikTok e X, onde acumulou mais de 70 mil visualizações, o post tem a seguinte legenda: “Bukele afirma que fez um acordo com os EUA para que Maduro seja capturado e entregue numa ‘bandeja de prata’ para cumprir sua prisão perpétua em El Salvador. Este pacto sugere a firme determinação dos Estados Unidos em capturar Maduro e, com o apoio de El Salvador, garantir que ele cumpra uma condenação que se prevê como prisão perpétua. A colaboração entre as duas nações nesse objetivo comum fortaleceria suas relações diplomáticas e estratégicas”.
A publicação é acompanhada por um vídeo que atribui a Bukele, um aliado de Donald Trump, uma declaração produzida por inteligência artificial (IA): “Aguardamos que o governo dos Estados Unidos nos entregue Nicolás Maduro em bandeja de prata. Firmamos um acordo para que ele cumpra sua pena aqui em El Salvador “. A fake usou como base uma entrevista concedida pelo presidente em 12 de agosto, na qual ele falou sobre a inauguração de uma ponte (veja, abaixo, o passo a passo da checagem).
O conteúdo termina uma narração mentirosa, dizendo: “Segundo declarações de Bukele, a intenção é que Maduro seja preso no centro penitenciário de segurança máxima ‘El Cecot'”.
Trata-se de uma referência ao Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), o maior presídio das Américas. Com capacidade para 40 mil detentos, ele e símbolo da rígida política de segurança pública do governo local. Não há registros públicos de que Bukele se ofereceu para “receber” Maduro por lá (leia contexto ao final desta reportagem).
⚠️ Por que isso é mentira?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo a duas ferramentas que detectam conteúdos feitos com IA. E ambas apontaram que as declarações de Bukele presentes no material foram produzidas com esse recurso.
A análise do Hiya Deepfake Detector, que verifica se áudios foram fabricados sinteticamente, apontou uma nota 5 (em uma escala que vai de 0 a 100). Um valor baixo como esse indica que material analisado tem altíssima probabilidade de ser deep fake (técnica que permite alterar um vídeo ou foto com ajuda de IA).
Já o Hive Moderation, que permite para averiguar intervenções por IA na produção do vídeo e do áudio, indicou 96% de probabilidade de manipulação.
Para encontrar o vídeo que serviu de base para o material falso, o Fato ou Fake selecionou um quadro da gravação e fez uma busca reversa com a “foto” no Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
A pesquisa levou ao registro de uma entrevista coletiva concedida por Bukele em 12 de agosto e disponível no canal YouTube do próprio governo de El Salvador. No registro, o presidente não falou em nenhum momento sobre as tensões entre os governos Trump e Maduro.
Em vez disso, comentou a inauguração de uma ponte rodoviária no município de San Martín: “Mas se [o projeto da ponte] não custou muito dinheiro e se os investimentos são positivos para a comunidade, então como podem criticar? Então, o que resta para eles [a oposição ao seu governo] é ir para outro lugar onde a ponte de madeira ainda esteja de pé, do mesmo jeito que eles deixaram aqui, e onde nós ainda não conseguimos mudar”.
🎯 Qual é o contexto da fake?
Em março, o Cecot recebeu, sem julgamento, 252 imigrantes venezuelanos deportados pelo governo Trump, sob a acusação de terem cometido crimes nos Estados Unidos e de integrarem a organização criminosa Tren de Aragua, ligada ao narcotráfico. Os detentos foram libertados após um acordo entre os governos de Trump e Maduro, que incluiu a soltura de cidadãos americanos presos na Venezuela.
O post fake viralizou em meio à escalada de tensões entre o governo americano e o venezuelano. Em agosto, os Estados Unidos dobraram para US$ 50 milhões o prêmio por informações que possam levar à prisão ou à condenação de Maduro, acusado pelo Departamento de Justiça americano de envolvimento com tráfico de drogas e narcoterrorismo. O país também enviou navios militares ao sul do Caribe.
Bukele não fez declaração sobre acordo com os EUA para prender Maduro em presídio de segurança máxima
g1
Veja também
Veja também Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.