É #FAKE que Trump ordenou bloqueio do sistema de GPS no Brasil
Não há anúncio oficial de bloqueio do GPS no Brasil
g1
Um vídeo publicado nas redes sociais afirma que o Donald Trump determinou o bloqueio do sistema de GPS (sigla, em inglês, para Sistema de Posicionamento Global) no Brasil. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado em 23 de julho de 2025 no TikTok e com 100 mil visualizações, o vídeo mostra uma sequência de ilustrações do presidente dos Estados Unidos em outdoors criados artificialmente. O narrador do vídeo afirma que Trump decidiu bloquear o sistema de geolocalização no Brasil como uma forma de sanção do governo americano.
A locução diz: “Trump afirmou que, a partir do dia 25 de julho, não haverá mais sinal de GPS no Brasil, e os motoristas de Uber já estão desesperados. A declaração aconteceu sem cerimônia, sem explicação detalhada e sem aviso prévio do governo brasileiro. Foi em uma transmissão online, durante um encontro fechado com empresários e políticos aliados, que Donald Trump […] lançou a frase que acendeu o caos: ‘O Brasil desrespeito acordos. A partir do dia 25, sem GPS para eles, vão ter que aprender mapas de papel'”.
Publicações semelhantes foram encontradas no X e no Facebook.
Em 9 de julho (duas semanas antes da publicação do vídeo fake), Trump anunciou que elevaria dos atuais 10% para 50% a tarifa sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (30), o presidente americano assinou o decreto do tarifaço.
Segundo a Casa Branca, o governo brasileiro estaria perseguindo politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e milhares de seus apoiadores. O documento cita diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Também nesta quarta, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos publicou uma decisão para punir Moraes com a lei Magnitsky. O dispositivo prevê sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos (a medida é chamada de “pena de morte financeira”).
⚠️ Por que o conteúdo é falso?
É possível perceber que os outdoors vistos no vídeo são falsos porque há mistura de letras e símbolos formando “palavras” que não existem.
Além disso, até a última atualização desta reportagem, não havia, nos canais oficiais do governo dos Estados Unidos, qualquer menção ao bloqueio do GPS no Brasil.
O Fato ou Fake verificou publicações de decretos no site da Casa Branca e não encontrou nenhum tipo de documento que determine o bloqueio do GPS no território brasileiro na data mencionada pelo vídeo.
Trump também não publicou nada sobre isso no Truth Social, rede que tem sido usada pelo presidente para anunciar políticas de seu governo neste seu novo mandato.
Quanto à viabilidade de um evento bloqueio do GPS no Brasil, o engenheiro Eduardo Tude, especialista em redes ópticas, sistemas celulares e comunicação por satélites, afirmou o seguinte, em entrevista à BBC: “Se os EUA resolvessem fazer isso, teriam que mexer, primeiro, na forma como é transmitido esse sinal. Em termos práticos, seria praticamente inviável fazer isso, ainda mais no curto prazo”.
“Não dá para cortar esse sinal sem atingir outros países e mesmo os EUA. Não acredito que eles estejam realmente cogitando isso.”
O GPS é um sistema espacial de propriedade do governo dos Estados Unidos, que fornece informações de localização e tempo em todo o mundo. Outros sistemas com a mesma finalidade foram desenvolvidos pela União Europeia, China, Rússia, Japão e Índia.
O sistema é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais ao redor da Terra. Essa configuração garante que, em qualquer lugar do planeta, pelo menos quatro satélites estejam sempre visíveis para um receptor GPS — número mínimo necessário para o funcionamento adequado do sistema.
Os sinais transmitidos pelos satélites do GPS são unidirecionais: saem do espaço e alcançam, ao mesmo tempo, receptores em qualquer parte do mundo. Por isso, seria impraticável cortar o sinal de GPS somente em um país, sem afetar regiões vizinhas.
Ainda que não seja possível desligar o GPS de forma remota e global, há formas de interferir localmente no seu funcionamento. Algumas dessas técnicas já foram empregadas em regiões de conflito ou em áreas consideradas de interesse estratégico.
A mais comum é o jamming, que consiste no bloqueio do sinal por meio de dispositivos que emitem ondas de rádio capazes de anular a comunicação entre os satélites e os receptores.
“O jamming interfere na recepção do sinal do GPS ao emitir, na mesma frequência, um sinal mais forte que o original”, explicou Tude à BBC. “Para afetar o Brasil, por exemplo, seria necessário estar fisicamente no país para provocar essa interferência — o que acabaria impactando muita gente. Seria considerado um ato de sabotagem.”
Não há anúncio oficial de bloqueio do GPS no Brasil
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.