“Zoológico” de humanos?

“Zoológico” de humanos?

“Zoológico” humano

Em uma das tantas passagens tristes e lamentáveis da história da humanidade, muitos países europeus exibiram pessoas nativas da África e da Ásia como se fossem “animais”, em uma espécie de zoológico para humanos. Na foto, você pode ver uma criança africana exposta em um desses zoológicos, na Bélgica. Uma cena, sem dúvidas, extremamente revoltante.

“Zoológico” de humanos?

Na verdade, os europeus acreditavam que as pessoas nativas não tinham alma e eram inferiores aos animais. Essa crença era tão forte que os europeus costumavam explorar, roubar e matar essas pessoas sem qualquer remorso.

As imagens eram de pessoas amarradas, sujas e maltratadas. Isso aconteceu durante o século XIX e início do XX. Os europeus acreditavam que os nativos desses continentes eram povos inferiores a eles, portanto, não mereciam respeito. Existem relatos históricos de grande massacres baseados nesse tipo de ideia SOBRE OUTROS POVOS, COR DE PELE E RELIGIÃO. E isso  influenciou e ainda influencia as relações entre esses grupos étnicos no nosso planeta.

Hoje não vemos mais esse tipo de situação. Pelo menos da maneira como descrevemos acima. Mas é evidente que a discriminação, racismo e outros podres da humanidade devem ser combatidos. E existem muitos que agem assim de formar escondida e muitas vezes apoiados por determinados governos. A Rússia, por exemplo, ataca religiões com o apoio oficial, inclusive com leis específicas! No nosso Brasil também encontramos trabalho escravo, disfarçardo pelo mau uso da lei. Existem vários exemplos disso em outras países e comunidades. Somente a atuação dos Governos com mais políticas de igualdade como Leis de fato e penas maiores, poderiam melhorar esta situação. Mesmo assim resta a maldade humana ou a pessoa viciada em maldades, capaz de passar por cima de tudo para conseguir fazer coisas assim ou semelhantes. Assim caminha a humanidade.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.