Síndrome do Pânico – O que é isso?

Uma síndrome assim é caracterizada por ataques de pânico. Quem sofre desta ansiedade narra uma repentina sensação de grande medo e pressa de fugir de algo, lutando para achar uma solução imediata. É uma sensação de morte eminente.
Síndrome do Pânico
É o sentimento terrível de que algo uma coisa muito ruim vai acontecer. Isto sempre acontece repentinamente, quando tudo está normal. Pode atingir um nível de pânico em questão de minutos e pode durar horas e se repetir da mesma forma em outras ocasiões.
Os ataques de pânico geralmente podem incluir:
- Tremores de pés e mãos
- Palpitações cardíacas e sensação de que o coração vai infartar
- Falta de ar
- Ondas de calor
- Dificuldade para respirar
- Calafrios
- Sensação eminente de perder o controle
- Dormência e formigamento principalmente nos braços e mãos
- Forte medo de morrer
Esses sentimentos são muito mais intensos do que aqueles que são frequentemente associados a sintomas de ansiedade. Para quem está tendo uma crise de pânico, tudo é real, não existe outra opção a não ser ir correndo para um hospital, mesmo que tenha horror a hospitais. Isso jamais deve ser negligenciado por quem convive com eles. Durante um ataque de pânico, esses sintomas podem se tornar tão graves que a pessoa pode ficar paralisada enquanto durar a crise.
Uma das diferenças mais significativas entre um ataque de ansiedade e um ataque de pânico é que geralmente ocorre um ataque de ansiedade depois de um stress ou alguma pressão do dia a dia. Já em um um ataque de pânico pode acontecer do nada, sem nenhum estímulo aparente. Até no meio de uma conversa normal e divertida podemos ter uma súbita crise de pânico.
Se você sofre de transtorno de pânico, você pode fazer o seguinte:
- Evitar determinados lugares
- Evitar pessoas e situações, com medo de que eles possam desencadear um ataque de pânico.
- Não há causa conhecida de transtorno do pânico, mas geralmente ocorre em famílias, embora não esteja claro se isso é devido a fatores genéticos ou de ambiente.
Síndrome de ansiedade social
Esse tipo de transtorno de ansiedade é caracterizado por pessoas que evitam se socializar com um grupo, por temerem serem julgadas negativamente ou envergonhadas publicamente. Pessoas com ansiedade social experimentam sintomas de ansiedade extrema quando eles se encontram em situações em que eles são forçados a interagir com os outros em uma capacidade social.
Se eles não puderem evitar um tipo específico de função social, eles podem começar a experimentar sintomas físicos extremos, como aumento da frequência cardíaca, náusea, tontura e sudorese.
Para ser diagnosticado com um transtorno de ansiedade social, uma pessoa deve experimentar esses tipos de sintomas na maioria das vezes por pelo menos seis meses, e os sintomas vão influenciar o seu dia dia.