Carros autônomos – O que é isso?

0

Como funciona um carro autônomo? Um carro autônomo é um veículo que tem a capacidade de sentir seu ambiente e operar sem intervenção humana.

Carros autônomos

Carros autônomos contam com uma combinação de sensores, algoritmos e inteligência artificial para navegar pelas estradas e decidir através de sua inteligência artificial. A maior vantagem dos carros autônomos é o potencial de reduzir acidentes causados por erro humano. Com a capacidade de detectar e reagir a perigos potenciais, os carros autônomos podem ajudar a reduzir o número de acidentes

O que é um carro autônomo?

 É um carro conectado, mais do que os que são vendidos atualmente. Sua principal diferença em relação a outros veículos é que ele tem um sistema que dirige o carro sem a necessidade direta de um motorista. Sim, um piloto eletrônico autônomo. Nem mesmo os carros elétricos de nova geração possuem tal tecnologia. Por enquanto. 

Então temos tecnologia para construir um carro que roda sozinho, com capacidade de seguir caminhos  através de decisões próprias e inteligentes.

Imagine você chamando um carro de aplicativo e ele chega sem motorista, no seu endereço, e te leva onde você escolheu com precisão e segurança. Isto é uma das possíveis aplicações de um carro autônomo. Tudo é feito através da IA, ou inteligência artificial que cada vez fica mais precisa.

Como funciona um carro autônomo

É um carro capaz de se guiar sozinho e, inclusive, seguir com exatidão os caminhos de uma cidade, tomando as decisões necessárias de forma inteligente a partir da ajuda e do suporte de inteligência artificial. Mas ainda falta muita coisa para um carro autônomo se tornar comum no nosso dia a dia. Outras aplicações de IA devem acontecer para que tudo funcione como descrevemos. Projetos de suporte total, como cidades inteiras também inteligentes além de uma internet mais avançada, o que já está em fase de testes. Tudo funcionando em acordo perfeito.

O objetivo das montadoras que investem em carros autônomos é que ele seja completamente independente da presença humana. Isso envolve uma situação de total segurança e confiança de quem usa. Porém, o avanço atual desta tecnologia já é bem alto. O foco é a mobilidade no trânsito.

Um dos maiores avanços para isso é a tecnologia de GPS automotiva. Também já temos a capacidade de mapear todo o carro, por dentro e por fora, como se fossem olhos e ouvidos orientando e corrigindo tudo que acontece ao redor do dele. Exatamente como faz um bom motorista, porém melhor, com muito mais precisão. Incluímos aí a capacidade de saber com exatidão a presença de outros veículos, sinalizações de trânsito, animais e pedestres.

  • Qualquer situação de trânsito é reconhecida por esta tecnologia. Assim um carro autônomo consegue tomar medidas inteligentes.
  • Softwares avançados fornecem informações instantaneamente para tomar uma simples decisão, como, por exemplo, fazer conversão a direita, frear no momento correto todos outras ações que um motorista faria.

É evidente que ainda precisamos de muitas inovações. Mas já é sabido que todas são possíveis com os recursos tecnológicos que temos. Muitos testes então sendo feitos para aprimorar definitivamente o carro autônomo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *