Como seu corpo é afetado pelo estresse diariamente

0

O que sabemos é que isso não está acontecendo, você não está o dia todo e todos os dias, literalmente, enfrentando um leão na savana. Sim, em termos populares, todo mundo enfrenta vários leões, mas são situações que não envolvem você sair correndo e enfrentar uma luta física até suas energias acabarem.

As situações a que estamos enfrentando, tal como se fossem “um leão por dia”, geralmente são constantes, frequentes e na postura sentada. Não há movimentação física. É você frente a uma televisão, um celular, uma reunião, e a um palmo de distância, geralmente, de comidas de baixo valor nutritivo.

Sem o desgaste físico a que o seu corpo se prepara para enfrentar na tal luta e fuga, todo aquele emaranhado de estímulos feitos terão que ser reorganizados. O porém: não há tempo para resolver essa primeira descarga, que logo outras nos atropelam.

É estresse em cima de estresse.

Após essa liberação do cortisol e de outras substâncias ligadas ao estresse, o seu corpo irá acelerar batimentos cardíacos e liberar adrenalina e potencial de ação em toda musculatura —seus músculos se preparam para fazer força ou correr.

Seu estomago —assim como todo sistema gastrintestinal— reduz atividade digestiva e, como resposta aguda, você pode ter vômitos e diarreia, mas no crônico, isso acaba afetando o modo como todo o trato gastrintestinal irá funcionar. Não é incomum que pessoas sob estresse intenso comecem a relatar intestino preso ou fezes amolecidas e de evacuação alterada, assim como aumento de queixas de síndrome do intestino irritável, intolerâncias alimentares (visto que a alteração da microbiota e o somatório de hábitos ou uso de medicamentos afeta diretamente a nossa absorção de nutrientes também).

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *