Protestos e gás lacrimogêneo marcam partida entre Noruega e Israel
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A partida das eliminatórias da Copa do Mundo entre Noruega e Israel em Oslo no sábado (11) foi marcada por protestos e uma forte resposta de segurança, incluindo o uso de gás lacrimogêneo, com torcedores noruegueses divididos sobre a participação de Israel no torneio devido à guerra em Gaza.
Antes do jogo, centenas de torcedores se reuniram para protestar do lado de fora do parlamento norueguês, com muitos vestindo as camisas da seleção palestina.
“A partida não deveria ter sido disputada. Se a Rússia for expulsa, Israel também deve ser expulso”, disse o torcedor norueguês Johan, que estava vestido com uma camisa da Palestina.
Marchando em direção ao estádio Ullevaal com bandeiras e sinalizadores palestinos, os manifestantes se reuniram do lado de fora, prometendo continuar até o pontapé inicial, enquanto prédios próximos exibiam faixas penduradas nas varandas.
Protesto antes do jogo entre Noruega e Israel pelas eliminatórias da Copa do Mundo no sábado (11)
Javad Parsa/NTB Scanpix/AP
A segurança foi reforçada ao redor do estádio, com a polícia fechando várias entradas horas antes do início da partida, realizando revistas em bolsas e reduzindo o número de espectadores permitidos.
A torcida de Israel, com cerca de 100 pessoas, ficou em uma área isolada dentro do estádio.
Mais tarde, a polícia norueguesa confirmou que usou gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes que tentou romper as barricadas ao redor do estádio enquanto a partida estava sendo disputada.
“Vários manifestantes romperam as barricadas da polícia do lado de fora do estádio Ullevaal. Portanto, usamos gás para obter o controle da multidão. Ninguém ficou ferido com o incidente”, disse a polícia em um comunicado à mídia norueguesa.
A polícia também prendeu vários manifestantes, conforme a agência de notícias NTB.
Alguns torcedores noruegueses pareciam despreocupados com o contexto político da partida, vendo-a apenas como mais um obstáculo para se classificar para sua primeira Copa do Mundo desde 1998.
“Vamos assistir à Noruega basicamente se classificar e vai ser uma ótima noite”, disse um torcedor.
A Noruega venceu o jogo por 5 a 0.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.