Terremoto de 7,6 gera alerta de tsunami para o ChileTerremoto de 7,6 gera alerta de tsunami para o Chile
Ponto vermelho indica local de terremoto na Passagem de Drake
USGS
Um terremoto de magnitude 7,6 na Passagem de Drake, região oceânica entre a Antártida e a América do Sul, gerou um alerta de tsunami para partes do Chile nesta sexta-feira (10). O aviso foi cancelado horas depois.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta de Desastres chegou a orientar que a população deixe regiões costeiras no extremo sul do país e emitiu um alerta vermelho para a comuna de Cabo de Hornos. Mais tarde, afirmou que a área estava segura.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor fica a cerca de 600 km ao sul do Chile. Ainda não há informações sobre se o terremoto foi sentido no continente.
O USGS informou que o tremor ocorreu a uma profundidade de 10,5 km, considerada rasa, o que pode favorecer a formação de tsunamis.
Filipinas
Tremor de magnitude 7,5 atinge as Filipinas e causa ameaça de tsunami
O tremor que colocou o Chile sob alerta é o segundo com magnitude acima de 7,0 registrado no mundo nas últimas 24 horas. Na noite de quinta-feira (9), pelo horário de Brasília, um terremoto de 7,5 atingiu as Filipinas, deixando oito mortos.
Entre as vítimas do novo tremor estão três mineiros que buscavam ouro em uma mina nas montanhas a oeste de Manay. Eles morreram quando o túnel desabou devido ao terremoto, segundo a AFP.
Na cidade de Mati, maior centro urbano próximo ao epicentro, uma pessoa morreu com a queda de um muro e outra sofreu um ataque cardíaco.
Outras mortes foram registradas em Davao, a mais de 100 km a oeste do epicentro do tremor, e em Montevista, onde um ataque cardíaco também foi reportado, segundo autoridades locais.
As autoridades filipinas emitiram alerta de tsunami logo após o tremor e ordenaram que a população deixasse a costa leste do país. No entanto, nenhuma onda gigante foi registrada.
O terremoto aconteceu 11 dias após outro tremor de magnitude 6,9, que matou 75 pessoas e feriu mais de 1.200 na ilha de Cebu, no norte de Mindanao.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: mais assistidos do g1

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.