O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (16) que a Venezuela está completamente cercada e que determinou um bloqueio total a petroleiros que entram e saem do país. Em uma rede social, Trump acusou a Venezuela de roubar os Estados Unidos.
O post é mais um episódio no aumento de tensões entre os dois países. Desde agosto, os Estados Unidos estão movimentando um forte aparato militar no Caribe. No início, a Casa Branca justificou a medida como o combate ao tráfico internacional de drogas.
Nesta terça-feira, Trump usou a Truth Social para afirmar que a Venezuela está cercada “pela maior Armada já reunida na história da América do Sul”.
“Ela só vai aumentar, e o choque para eles será como nada que já tenham visto — até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que roubaram de nós.”
No comunicado, Trump disse que o regime venezuelano foi designado como “organização terrorista estrangeira”. Ele acusa Caracas de usar petróleo extraído de “campos tomados” para financiar terrorismo ligado a drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros.
Trump anunciou ainda um “bloqueio total e completo” a petroleiros sancionados que entrem ou saiam de portos venezuelanos. Segundo ele, imigrantes enviados pelo governo Maduro durante a administração Biden estão sendo deportados “em ritmo acelerado”.
O presidente afirmou que os Estados Unidos não permitirão que “criminosos, terroristas ou outros países” ameacem o país ou se apropriem de recursos americanos. Trump encerrou o texto exigindo a devolução imediata dos ativos que, segundo ele, foram tomados pela Venezuela.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.