Candidata de esquerda tem vitória esmagadora em eleição para presidente da IrlandaCandidata de esquerda tem vitória esmagadora em eleição para presidente da Irlanda
Catherine Connolly chega ao Castelo de Dublin no dia do anúncio dos resultados da eleição presidencial da Irlanda
Clodagh Kilcoyne/Reuters
Catherine Connolly, uma parlamentar veterana da extrema-esquerda do espectro político irlandês, foi eleita presidente por uma margem esmagadora neste sábado (25), em uma resposta contundente à coalizão de centro-direita recentemente reeleita para governar o país.
Connolly, 68 anos, uma crítica de longa data da União Europeia na Irlanda esmagadoramente pró-UE, foi apoiada pela oposição dominada pela esquerda e não era um nome conhecido. Ela foi subestimada por muitos no início da disputa para a Presidência, que tem um papel amplamente cerimonial.
Connolly ganhou impulso à medida que a campanha avançava, entusiasmou os eleitores mais jovens e foi eleita com 63,4% dos votos. A outra candidata que buscava a eleição, a ex-ministra do gabinete Heather Humphreys, obteve 29,5%.
“Serei uma presidente que ouve, que reflete e que fala quando necessário. Juntos, podemos moldar uma nova República que valorize a todos”, disse Connolly em um discurso no Castelo de Dublin.
Brasileira é alvo de ataque xenofóbico na Irlanda

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.