Bill e Hillary Clinton concordam em depor no caso EpsteinBill e Hillary Clinton concordam em depor no caso Epstein
Ex-presidente dos EUA Bill Clinton ao lado de Jeffrey Epstein.
Reuters
O ex-presidente Bill Clinton e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton concordaram em depor perante o Comitê de Supervisão da Câmara dos Representantes na investigação sobre Jeffrey Epstein. A informação foi divulgada disse nesta segunda-feira (2) pelo chefe de gabinete adjunto do ex-presidente.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
“Eles negociaram de boa fé. Você não”, disse Angel Ureña em uma publicação no X. “Eles lhe disseram sob juramento o que sabem, mas você não se importa. Mas o ex-presidente e o ex-secretário de Estado estarão lá. Eles esperam estabelecer um precedente que se aplique a todos.”
Em janeiro deste ano, o casal divulgou uma carta denunciando perseguição por parte do presidente do comitê, o deputado republicano James Comer.
“Apesar de tudo o que precisa ser feito para ajudar o país, o senhor está prestes a paralisar o Congresso para perseguir um processo raramente utilizado, literalmente projetado para resultar em nossa prisão. Este não é o caminho para tirar os EUA de seus males, e nós nos defenderemos vigorosamente”, afirmaram.
Em reação ao pronunciamento dos Clinton, parlamentares do Partido Republicano se preparam para iniciar processos por desacato ao Congresso contra eles. O “desacato ao Congresso” é um mecanismo legal para punir quando alguém se recusa a cumprir uma convocação para depoimento, que pode resultar em multa e condenação de até um ano de prisão.
O casal mudou de ideia sobre depor dias antes da votação prevista na Câmara para considerá-los culpados. Segundo o jornal The New York Times, os advogados do casal enviaram um email ao presidente do comitê nesta segunda-feira
Imagens de Bill Clinton e Epstein
Arquivos de Epstein têm quadro de Clinton e fotos de celebridades
Em dezembro do ano passado, novos arquivos do caso Epstein foram revelados, entre eles estavam fotos do bilionário com o ex-presidente Bill Clinton. Não há informações sobre quando ou em que contexto as imagens foram feitas.
Nas imagens, é possível ver que o bilionário e o ex-presidente se encontraram em diferentes ocasiões.
Segundo o The New York Times, em uma das imagens, Clinton aparece em uma banheira de hidromassagem ao lado de uma pessoa com o rosto borrado. Em outra, o ex-presidente está em um avião ao lado de uma mulher, também com o rosto borrado, usando camisola.
Já em outro registro, Clinton aparece abraçado com Epstein durante um jantar sofisticado, de acordo com informações do Wall Street Journal. O contexto desses encontros ainda é incerto.
Ainda segundo o jornal, um porta-voz de Clinton afirmou que o ex-presidente rompeu relações com Epstein muito antes de os crimes virem à tona.
“Eles podem divulgar quantas fotos de mais de 20 anos quiserem, mas isso não é sobre Bill Clinton”, disse o porta-voz Angel Ureña na época.

By Marsescritor

MARSESCRITOR tem formação em Letras, é também escritor com 10 livros publicados.